LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

orientacoes para portal SDRTCA Madeira está presente num dos mais recentes números da revista asiática “Orientations”. O número da 4, volume 53, referente aos meses julho e agosto do corrente ano é dedicado à arte asiática na península ibérica e inclui um artigo intitulado “A Ilha da Madeira nas rotas para o Oriente” da autoria de Francisco Clode, diretor de serviços de Património da Direção Regional da Cultura.

Neste artigo, o autor recorda a história do descobrimento da Madeira, contextualizando-o no movimento expansionista português e colocando o arquipélago na rota das expedições portuguesas que passavam pelo Atlântico. É neste âmbito e nas viagens à Índia, China, Japão e Malaca (atual Malásia) que muitas famílias estabelecidas na Madeira acabaram por estar representadas na Ásia, refere o autor.

Nestas expedições e no âmbito das rotas comerciais que passavam pela ilha, muitas peças, decorativas e de mobiliário, provenientes do continente asiáticos acabaram por chegar e ficar na Madeira. Muitos destes exemplares, encontram-se hoje expostos em espaços museológicos tutelados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, como o Museu Quinta das Cruzes, a Casa Museu Frederico de Freitas e o Museu do Porto Santo – Casa Colombo, assim como no Museu de Arte Sacra, sendo testemunhos dessa “dimensão transoceânica que começou com os portugueses”.

Neste número da “Orientations” a editora da revista, Yifawn Lee, escreve no editorial que “As expedições marítimas de Espanha e Portugal no final dos séculos XV e XVI (…) trouxeram novos encontros culturais que resultaram em uma confluência de ideias evidente não apenas nas obras de arte, mas também na arquitetura, como o uso de porcelanas chinesas em embrechados.”

Nesta edição incluem-se assim “discussões sobre o exotismo português na Ásia, as rotas comerciais para o Oriente, a construção de coleções

museológicas de arte asiática e a formulação de discursos expositivos desde as narrativas do imperialismo até a descolonização dos museus em Portugal”. São ainda abordadas categorias específicas, “de produtos Nanban a porcelanas chinesas, têxteis e esmaltes cloisonné, para examinar seu valor artístico, as redes em que circularam e os papéis que desempenharam durante esses séculos”.

Yifawn Lee sublinha o apoio de várias entidades para esta edição, como a Secretaria Regional de Turismo e Cultura. “Isto permitiu-nos apresentar um número alargado com mais artigos que esperamos que se tornem um guia definitivo da arte asiática na Península Ibérica, despertando ainda mais interesse e inspirando os nossos leitores a visitar estas ricas coleções.

Refira-se que a “Orientations” é uma revista bimestral publicada em Hong Kong e distribuída mundialmente desde 1969. É uma fonte de informações sobre os muitos e variados aspetos das artes do Leste e Sudeste Asiático, Himalaias, subcontinente indiano e Oriente Médio, desde as últimas pesquisas académicas até análises de mercado e notícias atuais e é um complemento essencial para qualquer biblioteca de arte. Originalmente concebida como uma publicação dedicada à cultura do 'Oriente', a revista aprimorou seu conteúdo para aprofundar as artes da região, evoluindo para uma revista académica sobre arte, arquitetura e arqueologia nas últimas décadas à medida que o mundo conheceu melhor o Oriente.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.