LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

EscolaPortoSanto 1Classificação da Escola Primária do Porto Santo, na Ilha do Porto Santo, como imóvel de interesse público.

DRC – Direção Regional da Cultura
Ficha de Classificação:
Título: Escola Primária do Porto Santo
Valor: Classificação como imóvel de Interesse Público pelo seu relevante valor histórico, arquitetónico e artístico.
Localização: Rua Dª. Berta Moura Teixeira de Aguiar, Vila Baleira 9400-154 Porto Santo, freguesia e concelho do Porto Santo, Região Autónoma da Madeira.
Proprietário: Região Autónoma da Madeira
Área de proteção: Zona geral de proteção de 50 metros.
A Escola Primária do Porto Santo, atualmente designada de Escola EB1/PE do Porto Santo, foi construída entre 1959 e 1969, com projeto do arquiteto português Raúl Chorão Ramalho (1914-2002), no centro da Vila Baleira, Porto Santo.
O edifício afasta-se do desenho típico das escolas primárias projetadas e construídas durante o período do Estado Novo e aplica a máxima do movimento moderno da arquitetura: «a forma segue a função», integrando-se nos modelos internacionais.
As quatro salas de aulas estão distribuídas por dois blocos, cada um com duas salas de 1 piso, duas para rapazes e duas para raparigas, conforme as orientações do Ministério da Educação da época.
As salas de aula apresentam uma planta quadrangular aberta, com vãos corridos acima da pala do alpendre e a toda a largura da parede para entrada de luz zenital, e grandes portas envidraçadas que se abrem sobre um pátio virado a sul. Os corpos das salas de aulas são separados por pequenos volumes mais baixos, com as instalações sanitárias.
Os pátios, com uma árvore cada, apresentam plantas e dimensões idênticas às das salas de aula e encontram-se delimitados por um corredor coberto em “U”, apoiado sobre paredes, onde se desenha um jogo de aberturas pontuais e apoios em betão, que permitem espreitar o espaço vizinho.
Esta articulação entre o espaço fechado e o espaço vazio, com áreas cobertas e descobertas e elementos verdes, cria as condições ideais de ventilação natural e de bem-estar dos utilizadores num ambiente como o do Porto Santo, revelando a preocupação do arquiteto com lugar, história e identidade cultural.
As paredes pintadas de branco são marcadas pela estrutura em betão à vista, que também serve de elo entre os vários blocos e pátios existentes.
A interpretação e apropriação da arquitetura vernacular foram utilizadas nesta obra arquitetónica de forma exímia. A tradicional cobertura de salão das casas e armazéns da ilha, composta por galhos ou barrotes de madeira e o salão (terra barrenta), foi utilizada sobre as lajes de betão da cobertura, como isolamento térmico.
A cantina, situada a sul das salas de aula e do outro lado do campo de jogos, é um corpo único com as mesmas características construtivas e decorativas dos blocos das salas de aulas.
O arquiteto Raúl Chorão Ramalho fez parte de uma geração de arquitetos portugueses que marcou profundamente um momento de mudança na arquitetura da Madeira e do Porto Santo. Imbuídos do espírito do movimento moderno e funcionalista da arquitetura, aplicaram novos materiais, novas técnicas construtivas e colocaram o bem-estar das pessoas à frente das soluções formais e estéticas, anotados no despojamento formal dos edifícios e na valorização da sua funcionalidade. O arquiteto Chorão Ramalho explorou e integrou nos seus projetos as soluções da arquitetura vernacular madeirense com mestria, bem visíveis nas opções tomadas como a reinterpretação dos tradicionais tapassóis de madeira, à calçada escassilhada e de calhau rolado, às coberturas de salão, entre outros.
A Escola do Porto Santo é um exemplo relevante da arquitetura modernista da Região, expressando perfeita simbiose entre a modernidade e a tradição, não descurando o seu autor as referências às construções eruditas. Encontra-se a par de outras grandes obras deste arquiteto como, por exemplo, a “Capela-Ossário” – Cemitério das Angústias (1951); Igreja do Imaculado Coração de Maria (1957); Edifício Blandy Brothers (1956); antiga Caixa de Previdência do Funchal (1963); e a adaptação da Alfândega do Funchal para a Assembleia Legislativa da Madeira (1985).

Ficha de Classificação da Escola Primária do Porto Santo

Planta de Classificação da Escola Primária do Porto Santo

Anúncio de abertura de procedimento de classificação da Escola Primária do Porto Santo, na Ilha do Porto Santo, como imóvel de interesse público.

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.