LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
No dia 20 de setembro, no Museu de Electricidade - Casa Da Luz, realizou-se o 4.º Encontro do Património Cultural Imaterial, no Arquipélago da Madeira, subordinado ao tema «Os Procedimentos do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial», promovido pela Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, através da Direção Regional da Cultura/ Direção de Serviços do Património Cultural/ Divisão de Estudos do Património. O encontro destinou-se a todos os interessados nesta temática, reunindo agentes e associações culturais, técnicos municipais, instituições de ensino e elementos da comunidade. 
 
Este ano, tendo em conta o tema abordado, participaram técnicos do Património Cultural, I.P., que tutela o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), para a participação no evento, visto que, atualmente, a SRTAC através da DRC está em constante diálogo com os seus técnicos e a trabalhar em consonância com o INPCI. 
 
A apresentação ficou a cargo de Sandra Fernandes, da Direção de Serviços do Património Cultural, da Direção Regional da Cultura.
Na sessão de abertura, a Diretora do Museu de Electricidade - Casa da Luz, Luísa Garrido, fez o acolhimento e sublinhou a relevância do tema, reafirmando o compromisso do museu, no âmbito da política de responsabilidade social da EEM, S.A, no apoio a este tipo de iniciativas culturais; por sua vez, por parte da organização/DRC, Rita Rodrigues destacou o percurso que a Direção Regional da Cultura tem feito em prol da salvaguarda do Património Cultural Imaterial; finalizando, o Diretor Regional da Cultura, Medeiros Gaspar, destacou o trabalho realizado pela SRTAC/DRC, fazendo uma retrospetiva dos encontros anteriores e dos temas abordados, bem como reafirmando o compromisso em torno do Património Cultural Imaterial e da sua inventariação.
 
Seguiram-se as comunicações:
«Breve abordagem aos processos ao INPCI do Arquipélago da Madeira», proferida por Élia de Sousa (Antropóloga da Direção Regional da Cultura/ DSPC/DEP), tendo como objetivo o enquadramento dos trabalhos que estão a decorrer na Região Autónoma da Madeira, em prol do INPCI; «O Património Cultural Imaterial: conceito e procedimento de inventariação», por Paulo Maximino (Antropólogo/ Património Cultural, I.P./ DCIC), tendo como objetivo demonstrar o conceito de Património Cultural Imaterial, ao longo dos tempos, no contexto patrimonial em Portugal, bem como os procedimentos de inscrição ao Inventário Nacional; «Trabalho Prévio ao INPCI - uma cultura de aproximação ao terreno: indivíduos, comunidades e instituições proponentes», por Rogério Abreu (Antropólogo/ Património Cultural, I.P./ DCIC), tendo como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado pelos técnicos do INPCI, destacando a proximidade com as comunidades detentoras das expressões culturais intangíveis, aquando das solicitações para orientação e esclarecimento em contexto de processos de inventariação. A última parte do encontro resultou da intervenção do público, num momento dinâmico de partilha, discussão, reflexão e esclarecimento sobre o tema abordado. 
 
Créditos fotográficos:
Direção Regional da Cultura.
Museu da Electricidade - Casa da Luz.
 
13conf-set23.jpg
 
5-2conf-set23.jpg
 
4-3conf-set23.jpg
 
7-conf-set23.jpg
 
6-conf-set23.jpg
 
8-conf-set23.jpg
 
3-14conf-set23.jpg
 
1-15conf-set23.jpg
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.