LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
O Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, marcou presença, esta quarta-feira, no Museu Etnográfico da Madeira, para a inauguração da exposição “Cantaria Mole. A Obra”. A mostra, que partiu de uma investigação de Fernando Líbano, técnico do MEM, e que inclui fotografias sobre a utilização desta pedra em várias áreas, as ferramentas usadas pelo alvenéu, canteiro e pedreiro, na extração e transformação da pedra, bem como um forno a lenha (amavelmente cedidas, a título de empréstimo, por Carlos Spínola, proprietário da Pedreira).No museu estão ainda patentes ao público, diferentes esculturas, em tufo lapilli, que fazem parte do acervo do museu, como a escultura “Vilão”, da autoria do artista Jacinto Rodrigues, e as obras da autoria de Orlando Noronha Góis, que fizeram parte da exposição temporária “Rostos Milenares. Foi também inaugurada, no jardim do museu, uma obra do escultor Jacinto Rodrigues, criada propositadamente para este evento. Foi também estabelecida uma parceria com João Batista, especialista nesta matéria, contextualizando-se, cientificamente, esta matéria-prima.
Na abertura da mostra, o Secretário Regional enalteceu o trabalho realizado pelo MEM, afirmando que, "tudo aquilo que dá a conhecer, que escolhe e transmite é sempre resultado de um trabalho muito sério ao nível da investigação. E esta é mais uma evidência dessa mesma característica."
 cantaria1_n.jpg
 
cantaria_2_n.jpg
 
7cantaria_n.jpg
 
4cantarian.jpg
 
6cantarian.jpg
 
cantaria3_n.jpg
 
5cantaria_n.jpg
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.