As preocupações e cuidados com a conservação do Património Cultural devem ser transversais a todos os profissionais que trabalham no setor. Esta foi uma das mensagens transmitidas pelo Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, na sessão de abertura do Encontro Regional de Conservação e Restauro do Património Cultural – Madeira, sob o tema “Espaços de armazenamento de bens culturais: museus, arquivos e bibliotecas”. Tratou-se da 4.ª edição da iniciativa promovida pela Secretaria Regional, numa organização partilhada entra a Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro e a Direção Regional da Cultura.
Este, aliás, foi o primeiro aspeto a ser enaltecido por Eduardo Jesus, que afirmou que “esta colaboração é fundamental. Nós não podemos ter barreiras quando o nosso objetivo é a preservação cultural e a defesa do nosso património”, disse, aproveitando ainda para dirigir uma palavra de agradecimento aos oradores, “que vão, com certeza, enriquecer este programa e o nível de conhecimento que aqui vai ser deixado” e às cerca de oito de dezenas de participantes do encontro.
Depois do dia de Conferências realizado ontem, o Encontro prossegue até à próxima sexta-feira com a Formação RE-ORG, destinada a técnicos de instituições culturais da Região, com o objetivo de capacitar equipas para reorganizar os espaços de armazenamento e melhorar as condições de preservação e acesso às coleções.




