Um dos presépios mais emblemáticos e singulares da Madeira, com mais de 300 figuras esculpidas em madeira de cedro por Francisco Ferreira, o “Caseiro”, pode ser visitado nesta quadra natalícia, no Museu Etnográfico da Madeira, mantendo viva uma tradição profundamente enraizada na memória de várias gerações de madeirenses.
Na abertura, o secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, destacou a unicidade e a importância histórica e cultural desta lapinha, sublinhando que se trata de uma obra incontornável da identidade madeirense, que alia a vivência do quotidiano à dimensão religiosa do Natal. Realçou ainda o trabalho de investigação, preservação e divulgação desenvolvido pelo Museu Etnográfico da Madeira, bem como o seu papel fundamental na ligação às novas gerações.
A visita incluiu também a inauguração da mostra de Presépios Sustentáveis, este ano sob o tema “Criando com Pedra”, integrada no projeto Museu Sustentável, que envolve a comunidade local e promove a reflexão sobre a sustentabilidade ambiental.







