O Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, apresentou, em conferência de imprensa, as Festas de Carnaval 2026, evento organizado pela Secretaria Regional, através da Direção Regional do Turismo e que decorre entre hoje, dia 11 de fevereiro, e o próximo dia 22. O programa do evento conta, uma vez mais, com o cortejo das crianças e o cortejo solidário, respetivamente na manhã e na tarde desta sexta-feira, dia 13, o mercadinho de Carnaval na Placa Central da Avenida Arriaga, que abre já esta quarta-feira (e que este ano passa por um processo de certificação para a sustentabilidade), além de animação variada.
No sábado, dia 14 de fevereiro, a partir das 19h45, as atenções voltam-se para o Cortejo Alegórico que contará com 14 grupos e cerca de 1.700 foliões. No dia 17, a partir das 16 horas, há o Cortejo Trapalhão, com as inscrições no próprio dia, entre as 14h00 e as 15h30, na Avenida Francisco Sá Carneiro, em frente à Discoteca Vespas, e prémios para os melhores. Este ano a novidade é o Prémio para Melhor Traje Sustentável dentro da classe “grupo”.
Destaque ainda para as iniciativas de Carnaval em sete museus e centros culturais de três concelhos da Região (Funchal, Calheta e Ribeira Brava) que incluem várias propostas: exposições, oficinas variadas, visitas temáticas.



