O Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, defendeu esta quinta-feira, na inauguração da exposição “Metasymbiosis — Prompt This!”, da autoria de Paulo Freitas, na Galeria Casa das Mudas (MUDAS.Museu), que a cultura é essencial para refletir e lidar com os desafios que hoje se apresentam em termos tecnológicos.
O projeto que marca a estreia individual do artista madeirense Paulo Freitas é apresentado como um ensaio conceptual que cruza arte contemporânea e Inteligência Artificial generativa. Com curadoria de Márcia Sousa, a mostra propõe uma reflexão sobre a relação entre criatividade humana e tecnologia, explorando as fronteiras cada vez mais ténues entre o real e o digital.
“Os tempos atuais são efetivamente de um grande desafio”, disse Eduardo Jesus, felicitando Paulo Freitas “pelo arrojo” por colocar a criação e a criatividade ao nível revelado na mostra. Afinal, como acrescentou, “não podemos contornar a tendência que está a acontecer [ao nível da Inteligência Artificial], temos de nos adaptar a esta evolução. Todos nós não queremos que a máquina nos substitua (…)”, embora admita que o uso desta tecnologia é cada vez mais comum.
Daí que entenda que a exposição “Metasymbiosis — Prompt This!” é muito oportuna por promover a reflexão sobre a utilização massiva de ferramentas digitais, em particular, na arte e na Cultura.
A mostra “Metasymbiosis — Prompt This!” ficará patente até julho de 2026 .





