LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Registo Geral Tomo1 1 scaled dimensoesA Direção Regional do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira, assinala o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho de 2020) com a disponibilização das descrições e réplicas digitais dos documentos que integram os primeiros volumes do Registo Geral do Funchal. São 1671 registos e cerca de 3 mil ficheiros, que ficarão disponíveis na plataforma de pesquisa de arquivos.
É assim facultado o acesso a centenas de documentos que remontam ao povoamento, num conjunto documental que se revela de especial importância para o estudo da História da Madeira e até dos primeiros passos da Expansão portuguesa.
O documento mais antigo é uma “Carta del-rei para o povo desta Ilha de agradecimento”, enviada por D. João I em 1425. Quanto ao primeiro livro desta série é o chamado “tomo velho”, que se principia na segunda metade do século XV. Mas será o tomo I que se destaca em toda a série documental, pela importância dos documentos e também pelo zelo do copista, frei Diogo de Medina, monge da Ordem de São Bento, bem patente na qualidade da escrita e da ornamentação de vários fólios deste volume. De grande relevância é também o trabalho de transcrição de Sousa Melo, que agora se utiliza como base das descrições do tomo I. Nos tomos seguintes adota-se idêntico critério de descrição até ao nível do documento simples, associando-se as imagens de cada documento à respetiva descrição.
Instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Arquivos, realizada em Québec, a data coincide com o dia da criação do Conselho Internacional, pela UNESCO. Anualmente, o ABM assinala a efeméride, disponibilizando documentação online.
Para o Secretário Regional de Turismo e Cultura, “a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira assinala a data, disponibilizando online, uma série de documentos de enorme importância para o estudo da História da Madeira, e que remonta, ao povoamento do arquipélago. Estamos a falar de fontes documentais a partir do século XV e que resultam de um trabalho de pesquisa e investigação efetuada pela equipa da referida direção regional, durante os últimos meses. Esta é uma das missões do Arquivo – divulgar o nosso património, através das diversas plataformas, promover o acesso à informação, permitindo desta forma, o enriquecimento cultural e científico da comunidade. Continuamos a criar mecanismos para a facilitação do nosso acervo, tanto na área de pesquisa online, como também na consulta presencial, que foi retomada, dentro dos parâmetros de segurança exigidos.  Não podemos esquecer que o Arquivo e a Biblioteca Pública do Governo Regional é ponto de partida para a investigação nas diferentes áreas, para a preparação de mestrados e doutoramentos, na colaboração em programas, colóquios e documentários e no lançamento de edições especiais como será o caso do primeiro volume de  “ Imagens e Memória do Concelho da Calheta”.
O Registo Geral pode ser consultado online aqui

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.