LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

SolarRIbeirinho1O Núcleo Museológico de Machico é uma instituição cultural criada pela Câmara Municipal de Machico, após a recuperação do imóvel Solar do Ribeirinho (construído no século XVII).
Neste espaço poderá encontrar, de uma forma interativa, histórias e personagens que fizeram a atual Cidade de Machico ao longo dos seus quase 600 anos de história, distribuídas pelos quatro núcleos temáticos em exposição.
No percurso dos quatro núcleos temáticos o visitante pode descobrir e presenciar diversos objetos históricos: uma cruz de Machim, uma pintura do 1.º Capitão Donatário de Machico (Tristão Vaz Teixeira), um passo processional do século XVII com elevado interesse artístico, um raríssimo sinete com punho em marfim e cunho em prata do século XVI, vários objetos arqueológicos de cerâmica, pedra e metal, uma inscrição gravada com uma quadra do poeta setecentista de Machico Francisco Álvares de Nóbrega (Camões Pequeno) e vários objetos que configuram a história económica, social e cultural de Machico, dos primeiros tempos do povoamento, no século XV, até ao século XX. O espaço disponibiliza recursos didáticos e educativos, tendo por base as novas tecnologias da informação.

Tutela:
Câmara Municipal de Machico

Morada:
Rua do Ribeirinho, n.º 15
9200-102 Machico

Telefone:
(351) 291 964 118

E-mail:

Horário:
Aberto de Segunda a Sexta-feira das 9:00h às 17:00h. Encerrado aos Sábados, Domingos e Feriados.

Ingressos:
Bilhete normal: 1,50 Euros (Bilhete combinado, com entrada no Núcleo Museológico de Machico - Solar do Ribeirinho e Núcleo Arqueológico da Junta de Freguesia)
Pessoas com mais de 65 anos, estudantes ou portadores do cartão-jovem - 1€ Crianças até aos 12 anos de idade, visitas de estudo e professores acompanhantes – Gratuito.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.