LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

IVBAM1O edifício onde está instalado o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira foi a antiga sede do Grémio dos Industriais de Bordado da Madeira, inaugurado em 1958, de autoria do arquiteto Fabrício Rodrigues. O instituto possui um Núcleo museológico, reformulado em 1996, tendo em vista a necessidade de construir um ambiente de exposição de algumas das mais importantes artesanias regionais, nomeadamente o bordado da Madeira e a sua evolução temporal, a tapeçaria e embutidos de Madeira.
A influência da indústria de bordados assume uma importância decisiva na economia, cultura e vida social da ilha desde a segunda metade do séc. XIX e nas primeiras décadas do séc. XX.
Este espaço museológico presta uma homenagem a uma arte secular, oferecendo ao visitante uma mostra de peças, verdadeiras relíquias, que foram sendo produzidas ao longo de cerca de 150 anos, atestando o requinte, luxo e perfeição que desde sempre foram denominadores comuns desta arte, que pelos seus atributos se foi transformando em marca, reconhecida internacionalmente.
O Núcleo reúne um acervo constituído por peças de Bordado Madeira produzidas, entre a década de 60 do séc. XIX, até aos anos 30 do século XX reproduzindo o denominado período romântico. Ao longo destas décadas foram dadas diversas utilizações ao Bordado Madeira, desde vestuário, roupa interior e trajes, até roupa de cama, toalhas de mesa, acessórios de banho e outros que adornavam minuciosamente quartos, salas e casas de banho. Estas peças estão enquadradas em ambientes que foram recriados à imagem daquela época.

Tutela:
Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais

Morada:
Rua Visconde do Anadia, n.º 44
9050-020 - Funchal

Telefone:
(351) 291 211 600

Fax:
(351)291 224 791

Horário:
Aberto de Segunda a Sexta-feira das 9h30 às 18h00
Encerrado aos Sábados, Domingos e Feriados.

Ingressos:
Bilhete Normal: 2,00 €
Bilhete reduzido (mais de 65 anos, professores e grupos – com solicitação de visita previa) - € 1,50
Bilhete gratuito (estudantes, guias de turismo e grupos de instituições Particulares de Solidariedade Social, ou visitas institucionais de entidades publicas).

Como chegar:
Tome como ponto de referência a entrada este da Cidade do Funchal (Campo da Barca).

Site Núcleo Museológico do IVBAM

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.