LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

RotaCal1A Rota da Cal foi classificada em 2005, pelo Governo Regional da Madeira, de Conjunto de Interesse Público Regional.
A Associação Rota da Cal tem por objetivo «o estudo, investigação científica, promoção, difusão, informação e divulgação da cultura e do património, bem como a publicação de estudos e relatórios e promoção de roteiros turísticos, científicos e didáticos».
Além disso, está também contemplado «o desenvolvimento da cultura, defesa e conservação do património histórico e artístico e a conservação de monumentos e locais históricos classificados».
A visita ao Núcleo Museológico Rota da Cal é composta por um trajeto pedestre que leva cerca de 30 minutos, desde as pedreiras de extração calcária até ao Museu. Este era o trajeto percorrido pelos trabalhadores do forno da cal, há muitos anos atrás, no transporte da lenha, calcário e água para o forno de cal.
No interior do Museu, os visitantes têm acesso a um vídeo que explica todo o processo da produção da Cal desde a extração do calcário até à sua cozedura e respetivas utilizações; podem ainda ver fósseis com mais de 5 milhões de anos.

Tutela:
Associação Rota da Cal

Morada:
Sítio da Achada do Furtado do Barrinho
9240-211 Lameiros - São Vicente

Telefone:
(351)291842018
(351)291842023

E-mail:

Horário:
Agendamento com antecedência.

Ingressos:
Gratuito.

Site Núcleo Museológico Rota do Cal

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.