LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O fabrico de pequenas figuras de barro constituiu uma atividade onde se revelaram alguns artistas, muitas vezes desconhecidos, que produziam peças para ornamentação dos tradicionais presépios madeirenses, as "lapinhas", modelando interessantes exemplares, que compunham o relato místico e profano dos presépios, em forma de rochinha, que representavam a orografia da ilha da Madeira.
Designadas genericamente de "pastorinhos", representavam figuras religiosas e cenas do quotidiano, com alusão às profissões tradicionais.
Entre os portosantenses existiu, durante longos anos, a tradição deste tipo de figurado em barro. Aproveitando os recursos disponíveis na ilha, muitos artesãos produziam as mais variadas figuras, para recheio das "lapinhas" . Com o tempo, esta tradição foi desaparecendo. Contudo, ainda existiam barristas que, no século XX, perpetuavam esta arte, inovando. Foi o caso de José do Espírito Santo e Vasconcelos, autor desta peça, que faz parte do acervo do museu.

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira

Figurado de Barro

Créditos: Museu Etnográfico da Madeira

Pastorinhos

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.