LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

As Coleções do Museu. Sistemas de iluminação. 
Antes do domínio do fogo, obtido pela percussão e pelo atrito, o homem dependia totalmente da luz natural para poder realizar as suas tarefas quotidianas.
Mais tarde, a luz artificial tornou propícia algumas atividades noturnas, nomeadamente certas lides domésticas e tarefas agrícolas ou pecuárias e, ao longo dos tempos, inventaram-se diferentes sistemas de iluminação, com a utilização de diferentes combustíveis.
Após a 2ª Revolução Industrial, no século XIX, o petróleo passou a ser utilizado como combustível, surgindo diferentes tipos de candeeiros, alimentados com esse combustível.
Este candeeiro, que faz parte da coleção do museu, foi um desses artefactos e era muito utilizado nas unidades domésticas, quer na cozinha, colocado num suporte em madeira, na parede, quer no quarto de dormir, geralmente sobre a mesa de cabeceira.
Possui um depósito para a querosene, uma chaminé de vidro e um tubo de metal, com uma roda exterior, ligada a uma outra, no seu interior, que estava em contacto com o pavio, e que permitia controlar a intensidade da luz.
Após a descoberta da lâmpada elétrica, por Thomas Edison, em 1879, estes tipos de iluminação foram gradualmente se extinguindo.

Créditos: Museu Etnográfico da Madeira

candeeiroo

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.