LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Nasceu no Porto. Tentou seguir carreira como cantora lírica, chegando a ir à Alemanha para se especializar em música barroca. O seu sonho terminou por não ter estrutura física para cantar.
Foi professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde co-fundou o Instituto de Estudos Portugueses. Diplomada em Cinema, pela London Film School, licenciada em Filologia Germânica, pela Universidade de Lisboa, e doutorada em Estudos Hispânicos, pela Universidade da Califórnia.

Paralelamente desenvolveu uma carreira como artista plástica, iniciada na década de 1960, com um extenso número de exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro.
Foi ainda membro destacado do grupo da poesia experimental, nas décadas de 1960 e 70, além de se ter dedicado à investigação e divulgação da literatura portuguesa barroca, fundando as revistas “Claro-Escuro” e “Incidências”. Foi agraciada com inúmeros prémios, entre os quais se destacam a Madalha Oskar Nobiling, o Prémio de Poesia do P.E.N. Clube Português, o Prémio de Poesia Evelyne Encelot, o Prémio Hannibal Lucic e o prémio Femina por mérito na Literatura. Em 2009 é feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Créditos: MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira

 

MudasAna

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.