LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.
O fabrico de manteiga artesanal, na nossa ilha, é muito antigo, datando, provavelmente da época da colonização.
Produzida por processos rudimentares, vendia-se na cidade do Funchal, nomeadamente por vendedoras ambulantes, conhecidas pelas “mulheres da manteiga”, em concorrência com a manteiga importada de Inglaterra.
No século XIX foi instalada, no Santo da Serra, a primeira fábrica na ilha, por Adolfo Burnay e, posteriormente, foram instaladas várias outras fábricas, em diferentes concelhos da ilha, proliferarando os postos de desnatação, muitos deles abertos e mantidos pelos industriais.
As fôrmas artesanais de moldar manteiga, como esta pertencente ao acervo do museu, eram utilizadas nas pequenas unidades artesanais de fabrico de manteiga ou, mesmo, nas unidades domésticas.

Trata-se de uma caixa de madeira de formato paralelepipédico ao alto, onde era deitada a manteiga para moldar e possuía vários orifícios, nas suas faces, por onde saía o restante líquido. Depois de solidificada era retirada da fôrma e era cortada.

formademanteigao

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.