LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Pratos de um serviço, sendo um raso e outro fundo, de bordo redondo e aba ligeiramente abaulada, com cercadura de linha contínua mais grossa e outra muito fina a ouro. A aba é separada do fundo por barra a ouro.
Esta encomenda deve-se a João José Xavier do Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Atouguia, Bettencourt Sá Machado (1778-1837), filho de João do Carvalhal da Câmara e de D. Isabel Maria de Sá Acciaiuoli. Foi primeiro Conde de Carvalhal, grande proprietário, administrador de vários vínculos, militar, cavaleiro da Ordem de Cristo.
Entre as suas casas contava-se o Palácio de São Pedro, onde se organizaram muitas receções, como a que homenageou Carlota de Saxe-Coburgo, futura Imperatriz do México, já em tempo do segundo Conde de Carbalhal, com um baile em 1 de fevereiro de 1860, que descreve no seu livro "Un Hiver à Madère 1859-1860" «[...] Ao soar da meia noite abriu-se de repente, como por encanto, uma sala até aí fechada, surgindo à nossa vista um toldo branco e vermelho decorado aos quatro cantos com bandeiras austríacas, belgas e portuguesas. Sob esse toldo aguardava-nos uma ceia sumptuosa, servida em pratos armoriados, de porcelana inglesa [...].

Fonte: “Obras de Referência dos Museus da Madeira, 500 anos de História de um Arquipélago”; SRE/DRAC/DSM; 2009. [entrada de catálogo nº. 206].
Pratos (2) | Inglaterra | 2º quartel do século XIX | Porcelana decorada a esmaltes policromados | D. 23,5 cm | MQC 1141.1| ©PedroClode2009
Créditos: Museu Quinta das Cruzes.
 
pratos1o
 
 
 
pratos2o
 
Na aba desenvolve-se motivo de entrelaçado de parras, gavinhas e rebentos de uvas, a verde, castanho e ouro.

© PedroClode2009
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.