LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Xana é o nome artístico de Alexandre Nuno Serrão Fialho Alves Barata. Nasceu em Lisboa (1959) e aí completou o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes. Não se sentindo realizado no ensino, criou um atelier que lhe permitiu independência para trabalhar a título individual. Em 1983 funda em conjunto com Manuel João Vieira, Pedro Proença, Pedro Portugal, Ivo Silva e Fernando Brito o grupo Homeostética. Coletivo que operou até 1986.

Pintor de "cores compridas", trabalha de forma muito particular a tridimensionalidade, questionando os princípios e fórmulas tradicionais da pintura, escultura e, contrapondo até as noções de espaço defendidas pela arquitetura. Já durante a segunda metade da década de 1980 desenvolveu uma atividade artística de cariz objetualista, que situa o desenho e a cor na tridimensionalidade. Estes objetos coloridos apresentam-se como gigantescos brinquedos, sem função utilitária. São objetos estáticos, arquitetados a partir de volumes elementares. Objetos que são também pinturas e pinturas que são esculturas, a obra de Xana define-se pela cor e pelo carácter lúdico das formas que a integram.

Créditos: MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira

MudasXana

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.