LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Festas e Romarias da Madeira. 
As romarias realizam-se, usualmente, aos fins-de-semana e constituem um período de descanso, uma pausa no trabalho quotidiano.
São organizadas pelos “festeiros”, “mordomos” ou “cabeças”, às suas custas, por uma "Comissão de Festeiros", que assumiam as despesas, ou ainda, pelas Confrarias.
A igreja também tem despesas com as festas, nomeadamente os custos com o pessoal, necessário às cerimónias do culto e com as ornamentações e a iluminação do templo.
Para cobrir essas despesas são recolhidas, durante a missa, as esmolas espontâneas dos fiéis ou estas são depositadas, em pequenas caixas de esmolas, patentes nas igrejas.
Nas dependências de algumas igrejas conservaram-se alguns exemplares das antigas caixas, umas de arrecadar e outras de receber esmolas, tendo as primeiras proporções de verdadeiras arcas com ferragens. Quando utilizadas para receção de esmolas, possuíam uma fenda de mealheiro.
Algumas arcas serviram, também, como cofre das confrarias e da fábrica ou administração das igrejas.

caixadasesolaso

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.