LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Este idiofone especial de percussão direta é um instrumento lúdico e é conhecido na Madeira por “grilhinho” ou “gri-gri”.
O "grilhinho" em cana vieira, de pequena dimensão, é um instrumento de construção simples, composto por um corpo feito com um sector de cana vieira, cortado a meio, e uma palheta igualmente de cana. O efeito sonoro produzido é semelhante ao das castanholas.
Trata-se de um instrumento adaptado por José Camacho, na década de 90, a partir do simples “grilhinho” de meia casca de noz, tradicionalmente construído pelos pais, para entretenimento dos filhos no Natal, época de abundância destes frutos.
Este “grilinho” pertence ao acervo do museu e é da autoria do referido autor.
José Camacho confeciona instrumentos musicais tradicionais e brinquedos, mantendo a tradição, de uma forma inovadora. De uma forma sustentável, procura, sempre que possível, reutilizar materiais, quer na confeção de instrumentos, quer na produção de brinquedos, explorando diferentes materiais.
O "grilhinho", em casca de noz, que também pertence ao acervo do museu, é da autoria de Agostinho Vasconcelos.
BIBLIOGRAFIA:
CAMACHO, Rui, TORRES, Jorge; Catálogo “Instrumentos musicais da tradição popular madeirense”, Centro de Documentação Musical Xarabanda, 2006.
Créditos: Museu Etnográfico da Madeira
 
grilinho1n
 
grilinho2n
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.