LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. 
(Inscrição: "Original Odhner, Gotemburgo sverige"). 
As máquinas calculadoras, utilizadas para efetuar cálculos matemáticos, tal como as conhecemos, são equipamentos eletrónicos sofisticados e realizam operações muito complexas.
Contudo, até o século XIX, tratavam-se de engenhos rudimentares, com um sistema de funcionamento mecânico, acionadas manualmente, com o auxílio de pequenas manivelas e realizavam, apenas, operações aritméticas simples. É o caso desta antiga calculadora mecánica original Odhner, fabricada na Suécia, na primeira metade do século XX.
E, embora nos finais do século XIX, início do século XX, estes instrumentos já fizessem parte do equipamento dos escritórios eram, ainda, objetos de uso bastante restrito.
Foi apenas nos anos seguintes, com a criação de máquinas digitais, cada vez de menores dimensões e mais baratas, produtos de sucessivas invenções e avanços tecnológicos, que a calculadora se transformou no popular instrumento que conhecemos atualmente.

maquina

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.