LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Faiança, relevo.
Rafael Bordalo Pinheiro.
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, Portugal, 1900-1905.
Padrão de azulejos "gafanhoto e espiga" da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro. Este padrão foi criado em 1902 para a “Panificação Mecânica, Lda.”, de Campo de Ourique, em Lisboa, altura em que Bordalo Pinheiro concebe outros tipos de padrões para casas comerciais. Estes azulejos realizados em relevo, estão pintados nas cores verde e mel, apresentam gafanhotos dispostos na diagonal sobre duas espigas de trigo e finas folhas ondeantes sobre fundo verde mais claro. Os dois azulejos superiores estão colocados em espelho, tal como estariam no padrão original que estava associado a uma cercadura com idênticos motivos.
Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro nasceu em Lisboa a 21 de março de 1846, foi aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político, jornalista, ceramista e professor. Frequentou o Conservatório e a Academia de Belas Artes, o Curso Superior de Letras e a Escola de Arte Dramática. Em 1863 entra para a Câmara dos Pares, onde descobriu a sua verdadeira vocação para as intrigas políticas. Em 1879 concebe a figura do Zé Povinho, publicada n'A Lanterna Mágica. Na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha começa, em 1885, a produção de louça artística. Concebeu um núcleo variadíssimo de peças, como jarras, vasos, bilhas, jarrões, pratos, azulejos, painéis, frisos, placas decorativas, floreiras, fontes-lavatório, centros de mesa, bustos, molduras, caixas, alfinetes e perfumadores. Produziu imensos desenhos para almanaques, anúncios e revistas estrangeiras. Foi prestigiado com várias medalhas de ouro, lançou várias publicações, entre elas, "O Calcanhar de Aquiles", "A Berlinda" e "O Binóculo, sendo a "A Paródia", o seu último jornal. Rafael Bordalo Pinheiro faleceu, em Lisboa, a 23 de janeiro de 1905. A fábrica continua em atividade, com o nome de Bordalo Pinheiro criando louças de mesa e fazendo reproduções de peças antigas.
A Casa-Museu Frederico de Freitas tem no seu acervo outro azulejo e peças em louça deste autor, ou da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.
 
azulejon
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.