LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.
José Camacho confeciona instrumentos musicais, essencialmente de percussão, em cana vieira, madeira e outras matérias-primas, mantendo a tradição, de uma forma inovadora.
De uma forma sustentável, procura, sempre que possível, reutilizar, quer na confeção de instrumentos, quer na produção de brinquedos, que também constrói, explorando diferentes materiais.
Sendo "reco-reco", o termo genérico que o identifica, este instrumento musical, que tem apenas uma função rítmica, é conhecido, popularmente, na ilha da Madeira, por “reque-reque”, “raspadeira” ou “rebeca de cana”.
Pertence à categoria dos idiofones de fricção e é constituído por duas canas vieiras: uma dentada, de maiores dimensões, e outra mais pequena, com um corte até metade da sua superfície, a qual, ao ser raspada sobre a parte dentada da outra, produz som.
Na construção deste singular "reco-reco" , que foi incorporado na coleção do museu em 1997, o artífice, usando da sua criatividade e inspirando-se, segundo o próprio, em instrumentos com uma morfologia semelhante, que conheceu em alguns concelhos da Região, substitui a cana dentada, por uma figura antropomórfica, em madeira policromada.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA

CAMACHO, Rui, TORRES, Jorge; Catálogo “Instrumentos musicais da tradição popular madeirense”, Centro de Documentação Musical Xarabanda, 2006.

reco

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.