LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. 
Antigamente, certos objetos que faziam parte do material de apoio, eram presença obrigatória nas salas de aula.
Era o caso do globo, utilizado no ensino da geografia, uma ferramenta importante, para um conhecimento cartográfico introdutório, que permitia aos alunos conhecer detalhes, que poderiam passar despercebidos, no caso de utilização de mapas e cartas.
O globo terrestre é uma representação, em escala reduzida, do planeta Terra que, atendendo ao seu formato esférico, representa a superfície terrestre, de maneira mais fiel que o planisfério.
Segundo consta, o primeiro globo terrestre terá sido construído pelo cartógrafo e navegador Martin Behaim, em Nuremberg, construção feita em colaboração com o pintor Georg Glockenthon. Terão trabalhado entre 1491 e 1493, colocando no globo, todos os detalhes conhecidos sobre o mundo, naquela época.
O globo terrestre de Behaim, batizado como Erdapfel, ou “maçã do mundo” encontra-se, atualmente, no Germanisches Nationalmuseum de Nuremberg. O globo possui 50 cm de diâmetro e tem a representação dos mapas conhecidos até então.
Para construir o seu globo terrestre, Behaim teria seguido a ideia original de um outro globo, construído provavelmente em 1475, para o Papa Sisto V. Contudo, terá melhorado a sua representação, ao incluir os meridianos e a linha do Equador, que não estavam presentes.

globo

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.