LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.Transportes de pessoas. 
A “rede”era um meio, utilizado na ilha da Madeira, para o transporte de pessoas. Tradicionalmente era tecida de malha forte, fabricada na ilha e amarrada pelas extremidades a uma vara ou pau. Normalmente, era provida de um toldo ou um pano, lançado sobre a vara, com a finalidade de resguardar o utilizador, do vento e do sol.
Era transportada por dois homens, a ombro, que levavam, na mão, um cajado de madeira, o chamado “bordão”, que servia de apoio à caminhada.
O “palanquim” ter-se-á adaptado à vida morgadia, enquanto a rede era geralmente utilizada para o transporte de turistas e individualidades, de elevado estatuto social.
Contudo, nas zonas rurais, de difícil acesso, a rede, de confeção simples, era também usada pelo povo, no transporte de doentes.
Embora estes dois meios de transporte tenham sido contemporâneos, a rede terá absorvido o palanquim, dando-lhe outra forma.

Miniatura de uma Rede
Vera Fonseca
São Vicente
Século XX
Col. MEM
rede
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.