LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu Etnográfico da Madeira, associa-se à comemoração da Festa do Vinho 2021 (até dia 24 de outubro), com a publicação de temas, relacionados com a atividade vitivinícola. 
Hoje divulga, no âmbito da sua rubrica mensal "AS COLEÇÕES DO MUSEU", o utensílio usado para sulfatar a vinha: o "fole".
Esta peça faz parte do acervo do museu e está patente ao público, na exposição permanente, dedicada à vitivinicultura. Visite!
Este instrumento de manuseio de fertilizantes, é utilizado na viticultura, servindo para desinfestar a vinha, com enxofre, em pó. É constituído por duas superfícies de madeira, de forma oval. No extremo dianteiro existe um bico arredondado, no qual foi introduzido um contentor de folha de alumínio, de forma cilíndrica, que possui, na parte superior, um pequeno cone, no qual se deita o enxofre e na extremidade possui um bico, por onde aquele é expelido. As duas peças de madeira são unidas por uma superfície de couro, maleável, a qual cobre a extremidade dianteira de uma delas, onde existe uma dobradiça, em ferro, que permite articular o fole. Na extremidade traseira possui um cabo que, ao ser acionado, transmite um movimento ao fole, fazendo com que o ar seja comprimido e depois insuflado, numa atividade constante, libertando, pelo bico, o enxofre em pó.

folen

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.