LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Na rúbrica um dia uma obra, deixamos algumas notas sobre o artista plástico João Queiroz.

Nasceu em Lisboa em 1957. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa em 1984. Começou a expor desenho e pintura a partir de meados dos anos 80. Entre 1989 e 2001 lecionou Desenho, Pintura e Teoria de Arte no Ar.Co, onde foi também um dos responsáveis pelo Curso Avançado de Artes Plásticas. Expõe desenho e pintura regularmente desde 1985. Está representado em diversas coleções privadas e institucionais. Foi o vencedor da primeira edição do Prémio EDP em 2000, na disciplina de Desenho, e vencedor do Prémio AICA 2011. Vive e trabalha em Lisboa.
Na sua pática artística tem vindo a desenvolver uma importante obra de desenho e pintura ligada à representação da paisagem, pautada pelo estudo da visualidade e pelo exercício do conceito, num percurso de pesquisa baseada na autodescoberta, em abordagens experimentais dos mecanismos da perceção e representação: "O [meu] interesse pela paisagem vem da pintura e menos de um interesse romântico pela natureza. Vem da experimentação visual do século XIX. E está relacionado com a possibilidade de ver as coisas de outra maneira, de relacionar o ato de ver com o ato de fazer.”

Créditos: MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira

joaoqueirozmudas

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.