LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Convento de Santa Clara foi a primeira casa religiosa feminina edificada na ilha em finais no século XV. A capela de Nossa Senhora da Conceição, da mesma época, foi integrada no convento passando a designar-se Igreja de Santa Clara. 
O Convento é composto por um complexo conjunto de edifícios articulados entre si, com vários pisos, que variam entre 2 e 3 pisos, claustro, pátios e espaços interiores distintos.
O coro alto corresponde a um dos espaços mais importantes e antigos do convento, mantendo intactos o teto de alfarge, o pavimento de azulejos hispano-mouriscos e o cadeiral, do século XVI, assim como as paredes com azulejo de padrão pseudo-enxaquetado ou o altar de Nossa Senhora da Assunção, do século XVII, entre outros elementos artísticos.
O teto de alfarge do coro alto de Santa Clara apresenta uma planta rectangular, com 3 panos, um trabalho de policromia simples, apenas com elementos decorativos sobre o altar, e um trabalho de madeiras menos complexo, embora com os característicos entrelaçados geométricos. À semelhança da igreja da Calheta, apresenta os tirantes em madeira.

As intervenções de conservação e restauro dos tetos da Sé do Funchal e a reabilitação e restauro do convento de Santa Clara são projectos co-financiados pelo FEDER, Madeira 14-20.

CONSERVAÇÃO E RESTAURO DOS TETOS MUDÉJARES DA SÉ DO FUNCHAL
Candidatura a fundos comunitários através do projeto M1420-05-2114-FEDER-000023 - Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal, aprovada pelo Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, a 2019/05/10.

BENEFICIAÇÃO GLOBAL DAS ÁREAS VISITÁVEIS DA IGREJA E DO CONVENTO DE SANTA CLARA
Empreitada realizada no âmbito da candidatura a fundos comunitários através do Aviso M1420-05-2114-FEDER-000018 - Reabilitação e Restauro do Convento de Santa Clara, Funchal, aprovada pelo Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, por decisão datada de 2019/02/05

Fotografia - Nuno Rodrigues e Ricardo Faria Paulino
março 2020

Créditos: Direção de Serviços de Museus e Património Cultural

ConventoSantaclara

1ConventoSantaClara

2ConventoSantaclara

3ConventoSantaClara

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.