LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

A Assembleia Legislativa da Madeira (ALR), antiga «Alfândega Nova», foi mandada construir pelo rei D. Manuel I entre 1508 e 1519. A sua principal função assentava na cobrança dos impostos do açúcar.  
No primeiro andar, junto ao alçado norte, encontramos salas com tetos de tradição hispano-mourisca, em madeira de cedro policromada. Das salas existentes, destaca-se o teto oitavado da antiga Sala dos Contos, que apresenta um trabalho complexo, muito idêntico ao dos tetos da Sé do Funchal, com entrelaçados geométricos, com origem numa estrela de 8 pontas, rosetas, estalactites e pingentes, embora a policromia actual não seja a original.
Acredita-se que o autor dos tetos da catedral e da alfândega foi, possivelmente, Pedro Annes, natural de Lisboa (?), identificado como mestre, mestre carpinteiro, mestre-de-obras e representante dos mestres na Câmara do Funchal, assinando com régua e esquadro.

CONSERVAÇÃO E RESTAURO DOS TETOS MUDÉJARES DA SÉ DO FUNCHAL
Candidatura a fundos comunitários através do projeto M1420-05-2114-FEDER-000023 - Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal, aprovada pelo Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, a 2019/05/10.

Fotografia - Nuno Rodrigues e Ricardo Faria Paulino
março 2020

Créditos: Direção de Serviços de Museus e Património Cultural

1SalaContos

1SalaContos

1SalaContos

1SalaContos

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.