LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Termos de despacho de saúde das embarcações entradas no porto do Funchal (séculos XVIII e XIX). 

O ABM disponibilizou, na sua plataforma de pesquisa de arquivos, os registos dos termos de despacho sanitário dos navios chegados ao porto da cidade do Funchal. São 24 livros (1748-1880) pertencentes ao fundo da Câmara Municipal do Funchal e produzidos no contexto da Casa da Saúde do Porto do Funchal. Deste conjunto é possível aceder a 17 livros digitalizados, num total de 5242 imagens. 
A Casa da Saúde do Porto do Funchal, que foi instituída no primeiro quartel do séc. XVIII, tinha a atribuição de proceder ao despacho sanitário das embarcações entradas no porto do Funchal. Na prática, estava incumbida da fiscalização das condições sanitárias a bordo das embarcações, tendo em vista evitar ameaças epidémicas e “males contagiosos” importados do exterior por via marítima. Nessa medida, a Casa da Saúde institucionalizava uma preocupação profilática, cujo antecedente normativo mais importante na Madeira consiste no “Regimento e ordenança de postura feita sobre a guarda do mar”, de 10 de janeiro de 1512. 

Termos de despacho de saúde das embarcações entradas no porto do Funchal

Créditos: Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira

ABMDespachoSaude

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.