As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.
Transportes - Cabotagem.
Antigamente, entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, as mercadorias eram transportadas por via marítima, nos barcos de vela e remo, os chamados “carreireiros” ou “barcos de carga”.
Na década de 70, do século passado existiam, ainda, algumas destas embarcações, que estabeleciam ligações regulares entre as ilhas, nomeadamente o “Arriaga”, o “Devoto Santíssimo”, o “Cisne”, o “Cruz Santa” e o “Maria Cristina”, cuja réplica, miniatural, apresentamos na imagem.
Estas embarcações tiveram, ao longo de séculos, uma grande importância nas ligações marítimas entre estas ilhas, transportando, essencialmente, todo o género de carga a granel, mas também passageiros.
Esta peça é da autoria de Jaime Rodrigues, operador de máquinas, na Marina do Funchal, mas que se dedica, há alguns anos, à atividade artesanal de construção de miniaturas de barcos, à escala, trabalho que desenvolve nos seus tempos livres, numa pequena oficina, improvisada na sua residência.
Constrói miniaturas de navios atuais, como o "Lobo Martinho", usado no transporte diário de passageiros e carga, entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, ou miniaturas dos antigos "barcos de carga”, nomeadamente esta réplica do “Maria Cristina”, adquirida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, em 2022, no âmbito do projeto promovido pelo Museu Etnográfico da Madeira, “Artesanato madeirense, Valorize e Compre o que é Nosso” e que hoje faz parte do acervo do museu.