LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Comércio Tradicional: Mercearias. 
As mercearias ou "vendas", como são popularmente designadas, estão a desaparecer. Contudo, aqui ou ali, ainda se encontram alguns estabelecimentos que mantêm o antigo mobiliário, algum equipamento e o atendimento personalizado, que tanto os carateriza.
Estes estabelecimentos comerciais tradicionais possuem um grande valor histórico, comercial, social e cultural, retratando hábitos de consumo e modos de sociabilidade de uma comunidade: possuem um atendimento personalizado, o merceeiro ou vendeiro trata os clientes pelo seu nome, conhece os seus hábitos e preferências e as compras são entregues ao domicílio.
Esta relação evidenciava-se na confiança depositada nos clientes, já que a venda a crédito era preponderante, possuindo a maior parte dos clientes o tradicional “rol”, onde eram anotadas as compras diárias. Depois, quando tinham dinheiro, os devedores iam saldar as suas contas.

oroln

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.