LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.
As mercearias ou “vendas”, como são popularmente designadas, são estabelecimentos comerciais tradicionais, de grande valor histórico e cultural, já que retratam hábitos de consumo e modos de sociabilidade de uma comunidade.
Nas mercearias, as vendas são efetuadas avulso e pratica-se um comércio generalista, ou seja, vende-se de tudo um pouco.
O grão, o feijão e os cereais, encontravam-se expostos nos grandes caixotes, os chamados “cochos”, que faziam parte do tradicional mobiliário, o azeite e o petróleo eram retirados à manivela, das máquinas, em medidas próprias e, na nossa memória, ficam as imagens destes e de tantos outros objetos, que identificam este tipo de estabelecimentos, e que existem, cada vez em menor número.

É o caso desta peça do acervo do museu, os tradicionais frascos de rebuçados, ou "frascos dos doces", como eram popularmente conhecidos, que, colocados numa estrutura, permitiam ao “vendeiro” rodá-los e aceder, de forma mais célere, ao tipo de "doces", solicitado pelo cliente.

frascodosdoces n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.