LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
Cerâmica siliciosa, moldagem.
Irão, dinastia Qajar, ca. 1865-1885.
Da coleção da Casa-Museu Frederico de Freitas.
Azulejo retangular nas cores azul-cobalto, verde, manganês, preto e branco. Azulejo com decoração moldada que inclui centro historiado, enquadrado por bordadura de motivos florais e vegetais. A cena retrata uma pequena parte da história de José que aparece descrita no Alcorão, Surata XII, versículo 31.
José é vendido como escravo para a casa de um egípcio rico. Visualiza-se a mulher do egípcio que tentara seduzir José, ao saber que corria o falatório entre as outras mulheres da aldeia, convidou-as para um banquete em sua casa entregando uma faca a cada uma. Depois disse ao José que se apresentasse diante delas. Quando o viram ficaram tão impressionadas com a sua beleza que chegaram a ferir as suas mãos com a faca. O tema representado surge ainda na Bíblia, num poema de um poeta persa Firdousi (Yousuf e Zuleica) e ainda numa narrativa persa de Djani.
 
placaazulejo n
 
 
 
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.