LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Os processos e as técnicas de pesca foram, naturalmente, introduzidos pelos primeiros povoadores, assemelhando-se aos existentes em Portugal Continental, embora tenham sofrido algumas alterações, de forma a se adaptarem às condições do meio e às espécies existentes.
Entre os aparelhos tradicionais de pesca, utilizados na Madeira, há que distinguir as linhas e anzóis, as redes, os instrumentos de arremesso e de apanha e as armadilhas.
Os anzóis são muito utilizados no nosso arquipélago. O chamado “corrico”, é um sistema de pesca, que consiste em fazer deslizar uma isca natural (chicharro, manica, sardinha ou boga) ou artificial, em anzol simples, ou em anzóis duplos ou triplos, estorvados em terminal de aço.
É amarrado na ponta de uma linha, que é lançada no mar, do bordo da embarcação e deslizam quase à superfície. Neste processo utilizam-se peixes artificiais, com anzóis, como este, pertencente ao acervo do museu.
É um sistema muito usado na pesca de bicudas, badejos, do serralhões, enchovas, entre outras espécies.
As Coleções do Museu. 
Pesca. 

Créditos: Museu Etnográfico da Madeira.

iscaartificialmem

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.