LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
Barro engobado, pintado e vidrado.
William De Morgan.
William De Morgan & Co., Sands End, Inglaterra, ca. 1888-1907.
Da coleção da Casa-Museu Frederico de Freitas.
Estes azulejos de estética Arte Nova eram caracterizados por linhas fortes e elegantes cheias de cor, tendo como principal inspiração a natureza. Este padrão floral, designado por BBB, foi um dos azulejos mais populares desenhados por William Frend De Morgan. As iniciais estão relacionadas com a firma Barnard, Bishop and Barnard, de Norwich, que fabricava lareiras de ferro fundido e fornecia azulejos que eram aplicados nelas.
Os azulejos desta arte recorrem a imensos motivos florais e de pássaros. Algumas flores tornaram-se muito populares, como a papoila, o crisântemo, o lírio, a rosa, o amor-perfeito, a madressilva, a tulipa, a flor de girassol e a íris. Os pássaros mais característicos eram, as garças, os pelicanos, os cisnes, as aves do paraíso e os pavões. A figura humana quando representada era sempre a de uma mulher, com corpo delicado e sinuoso e com cabelo comprido. Este tipo de azulejo era aplicado nas entradas das casas, varandas ou pórticos, lareiras, cozinhas, quartos de dormir, e também em mobiliário e lavatórios. As varandas, alpendres e lareiras eram líderes no uso destes azulejos. No exterior aparecem formando painéis, barras e frisos aplicados em estações de caminhos-de-ferro, escolas, hotéis, edifícios públicos, etc. A sua decoração é esplendorosa utilizando cores vivas, tons de azuis, turquesas, vermelhos e amarelos, e o seu efeito é ainda mais grandioso quando combinados com padrões islâmicos.
Na nossa coleção existem vários exemplares desta mesma época.
 
azulejosBBBn
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.