LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
Da Coleção do Museu Etnográfico da Madeira.Transportes.
O palanquim, meio de transporte de pessoas, utilizado na Madeira, era uma espécie de cadeira ou leito portátil, suspenso numa vara, levado a ombros, por dois homens, e possuía, geralmente, uma cortina, para proteger o utilizador.
Era idêntico à tradicional “rede”, usada, até finais do século XX, em algumas freguesias, especialmente as que tinham uma orografia acidentada, com difíceis acessos, como era o caso da freguesia do Curral das Freiras, onde aquela servia, nos últimos tempos, para transportar pessoas com fraca mobilidade, nomeadamente doentes.
O palanquim foi mais utilizado pelo morgadio, enquanto a rede, inicialmente, destinava-se ao transporte de turistas e altas individualidades, especialmente os que possuíam um estatuto social elevado. Só mais tarde, o seu uso, ter-se-á generalizado ao povo.

Embora estes dois meios de transportes tenham coexistido, tudo indica que a rede terá absorvido o palanquim, que caiu em desuso, ao longo do século XIX, dando-lhe, portanto, outra forma.  

palanquim n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.