LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.
Profissões Tradicionais: a lavadeira.
A lavadeira era a mulher que lavava grandes quantidades de roupa, geralmente nas ribeiras ou nos lavadouros.
O dia, para estas mulheres, começava bem cedo, pois era necessário assegurar um lugar no lavadouro, no melhor local da ribeira, ou junto às levadas, com água mais limpa, evitando a água proveniente de lavagens anteriores.
Era, ainda, imprescindível, quando necessário, assegurar um bom "coradouro", ou seja, um local onde se estendia a roupa ensaboada, sobre a erva, para "corar", ao sol.
Depois de lavada e torcida, as lavadeiras colocavam a roupa à cabeça, arrumada em cestos de vime ou nestas “banheiras”, para facilitar o transporte.
Trata-se de bacias em “folha da flandres”, produzidas, artesanalmente, pelos “picheleiros”, que utilizavam, como matéria-prima, delgadas folhas de ferro estanhadas, que ficaram conhecidas como ‘folha-de-flandres", designação que deriva da cidade de Flandres, na Bélgica por, inicialmente, serem daí, importadas para Portugal.

Era comum as mulheres colocarem, à cabeça, sob a banheira, a “rodilha” ou “sogra”, como também era conhecida (pano enrolado em forma de coroa), para as proteger do peso da bacia e ajudar a equilibrar este recipiente.

banheirafolhadeflandres n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.