LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

As mercearias ou "vendas", como são popularmente designadas, estão a desaparecer. Contudo, aqui ou ali, ainda se encontram alguns estabelecimentos que mantêm o antigo mobiliário, algum equipamento e o atendimento personalizado, que tanto os carateriza. 
Estes estabelecimentos comerciais tradicionais possuem um grande valor histórico, comercial, social e cultural. Na memória, ficaram as imagens de certos objetos, que identificam este tipo de comércio, os quais subsistem cada vez em menor número, ou extinguiram-se totalmente, como esta bomba medidora de azeite, pertencente ao espólio do museu. 
Nas antigas mercearias as vendas eram “avulso”. No caso do azeite ou do petróleo, o merceeiro retirava a quantidade desejada do bidão, com o auxílio destas bombas medidoras, que eram manuseadas, manualmente, com uma manivela, e deitavam no recipiente, que os clientes traziam de casa.
As Coleções do Museu. 
Comércio Tradicional / Mercearia. 

Créditos: Museu Etnográfico da Madeira

medidordeazeitemem

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.