LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Da Coleção do Museu Etnográfico da Madeira.
O tear é o aparelho utilizado na tecelagem, para realizar o cruzamento dos dois tipos de fios, que entram na confeção do tecido.
Trata-se dos “fios da urdidura”, que são preparados, previamente, pelas tecedeiras, na “urdideira”, ou seja, uma armação de prumos, onde estão fixos alguns tornos, nos quais passam os fios, que se dispõem a todo o seu comprimento no tear, longitudinalmente, separados em duas séries (pares e ímpares) alternados, por dispositivos especiais, e, o “fio da trama”, único, que vai passando entre os fios daquelas duas séries da” urdidura”, no sentido perpendicular a eles, ora da direita para a esquerda, ora no sentido inverso.
Esta peça é uma réplica, em miniatura, de uma tear tradicional, de dois pedais (pedais horizontais), da autoria de José Pita, natural da freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol, e foi incorporada no acervo do Museu Etnográfico da Madeira, em 1997.
 
tear n
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.