Coleção do Museu Etnográfico da Madeira | Tecelagem.
O tear é o aparelho utilizado na tecelagem, para realizar o cruzamento dos dois tipos de fios, que entram na confeção do tecido.
Existe o “fio da urdidura” (ou “teia”), preparado, previamente, pelas tecedeiras, na “urdideira”, ou seja, uma armação de prumos, onde estão fixos alguns tornos, nos quais passam os fios, que se dispõem a todo o seu comprimento no tear, longitudinalmente, separados em duas séries (pares e ímpares) alternados, por dispositivos especiais.
E, depois, existe o “fio da trama”, o único que vai passando entre os fios daquelas duas séries da”urdidura”, no sentido perpendicular a eles, da direita para a esquerda e, depois no sentido inverso.
Quando se trata de tecer tapetes de retalhos, esse “fio da trama” é o retalho, obtido através do reaproveitamento de roupas usadas, que são recortadas em “trapos”, os quais são, cuidadosamente, enrolados num sector de cana, o qual é popularmente designado por “fusada” (termo provavelmente relacionado com uma das ferramentas tradicionais da tecedeira, o fuso, com o qual se fia o linho ou a lã).