LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
As embarcações de pesca madeirenses sempre obedeceram a uma estrutura comum em todo o arquipélago. O seu formato não sofreu alteração sensível, a não ser o da canoa, cuja popa é cortada e sem capelo saliente.
Uma  das embarcações caraterísticas do concelho de Câmara de Lobos, grande centro piscatório da Região, é o chamado barco “Xavelha” também, denominado barco de duas proas. De dimensões médias, possui caraterísticas herdadas das embarcações que o antecederam, mas não possui os "capelos" e tem um "cadaste".
Quando as embarcações possuem reduzidas dimensões são popularmente designadas por “cabritas”. Estas embarcações possuem, geralmente, apenas um par de remos e por isso diz-se “de um remar”.
Esta peça, que faz parte do acervo do Museu Etnográfico da Madeira, trata-se de uma miniatura, inspirada num barco “Xavelha”, da autoria de Orlando Abraão Gonçalves dos Santos e foi adquirida ao seu autor, em 1997, no concelho de Câmara de Lobos.
Texto: Lídia Góes Ferreira
Fotografia e tratamento de imagem: Florêncio Pereira
Design gráfico: Fernando Libano

MEM

embarcacaon

 
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.