LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

Comércio Tradicional: Mercearia. 
Os ganchos de maiores dimensões (conhecidos popularmente por agulhetas) ou os pequenos (conhecidos, na nossa Região, como “prisões”), são objetos utilizados para prender o cabelo, mas que foram também usados, ao longo dos tempos, como adorno, conforme o gosto pessoal ou a moda da época e sempre existiram nos mais variados formatos e materiais.
Contudo, os mais comuns e simples, comercializados no século XX, nas nossas “vendas” (mercearias) eram os simples ganchos pretos. Em aço, natural ou policromado, os de maior formato eram utilizados para prender os cabelos no cimo da cabeça, em "carrapitos" apertados, popularmente designados de “cocós”, enquanto os de menor dimensão serviam, geralmente, para prender o cabelo, no lado direito e/ou esquerdo da cabeça.
Estas duas embalagens de ganchos, do século XX, pertencem ao acervo do museu e fazem parte do espaço expositivo dedicado ao comércio tradicional: a mercearia.
Os ganchos mais pequenos, da marca “Beauty” (Hair grips), fabricados na China, tinham um preço de venda de 10$00. A embalagem das chamadas agulhetas (ganchos reforçados tremidos), possuem a inscrição F.P.M., que julgamos ser a marca do produto, mas desconhecemos a sua origem de fabrico.
Texto: Lídia Góes Ferreira.
Fotografia: Florêncio Pereira.
Grafismo: Fernando Libano.

ganchosMEM n

 

 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.