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Destacamos as imagens captadas pela Photographia Vicente do automóvel de competição MERCEDES BENZ 300 SLR W196 S (1955) que esteve patente no concessionário da Daimler-Benz AG Funchal, então localizado na rua Dr. Fernão de Ornelas nº 28 e 30. 
O bólide apresenta o número 104 de porta, com o qual os britânicos Stirling Moss e Peter Collins, venceram a 39.ª edição da prova “Targa Florio” que teve lugar a 16 de outubro de 1955, no Circuito Piccolo delle Madonie (Sicília, Itália). Os segundos colocados (o lendário Juan Fangio e Karl Kling), pilotaram também o mesmo modelo da Daimler-Benz AG, interrompendo assim o domínio da Alfa Romeo, Lancia, Maserati e Bugatti. O pódio ficou completo com o Ferrari 857 S de Castellotti e Manzon, que precisou de mais 5 minutos e 25 segundos para cruzar a meta. 
O MERCEDES BENZ 300 SLR (Sport Leicht-Rennen, Desportivo Super leve numa tradução literal), que também mereceu o icónico apelido “Flecha de prata”, foi baseado no modelo de fórmula 1 “RW 196” (de 1954), com o qual partilhava a maioria dos componentes. Entre várias questões técnicas, a principal diferença residia na sua carroçaria (totalmente fechada e de dois lugares) e pelo facto de possuir um motor ainda maior (aumentou de 2496cc para 2982cc), que debitava 310 cavalos.
Este modelo marcou a forte aposta da Daimler-Benz AG no Campeonato Mundial de Automobilismo de 1955 ( FIA World Sportscar Championship ,que teve sua temporada inaugural em 1953), que veio a conquistar com vitórias na Mille Miglia (Moss / Jenkinson, com o n.º 722); Tourist trophy (Moss/ Fitch com o n.º 10) e a Targa Florio (Moss/ Collins, com o n.º 104).
Nesse ano, esteve a liderar a 23.ª edição das 24 horas de Le Mans, mas uma tragédia que envolveu um dos seus bólides (pilotado pelo malogrado piloto francês Pierre Levegh) que vitimou mais de 80 pessoas e feriu mais de 120, levou à decisão da equipa de mandar os líderes da corrida Fangio e Moss a recolherem às boxes. Este fatídico acidente, ocorrido a 11 de junho de 1955, é lembrado como o maior desastre do desporto automóvel, sendo a razão pela qual a Mercedes decidiu retirar-se do Campeonato Mundial de Automobilismo e do Campeonato de Fórmula 1 no final desse ano, interregno competitivo que durou várias décadas.
O palmarés deste carro é ainda hoje sonante: o W 196 S venceu todas as corridas que completou.

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente’s

PHOTOGRAPHIA VICENTE
17,9 x 23,9 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, Inv. VIC/4248 | VIC/4249
6,1 x 9,2 cm| Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, Inv. VIC/4252

mercedes 300 slr

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