LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Inauguração da 1ª fase das obras do aeroporto de Porto Santo, que completa hoje o seu 60.º aniversário.
A empreitada teve início a 28 de setembro de 1959, com projeto do Engenheiro Correia Mendes. Pouco menos de um ano depois, foi realizado o primeiro voo experimental a 20 de julho de 1960, numa ligação Lisboa/ Porto Santo, viagem que foi repetida no mês seguinte, no dia 24.
A viagem inaugural oficial ocorreu no dia 28 de agosto de 1960, e o avião Douglas DC-4 Skymaster da TAP, vindo de Lisboa e pilotado pelo comandante Amado da Cunha, aterrou pelas 11:55 da manhã na pista com 2km de comprimento. Desembarcaram o Ministro das obras públicas, engenheiro Eduardo de Arantes e Oliveira; o Ministro das Comunicações, Carlos Gomes da Silva Ribeiro e o diretor-geral da Aeronáutica Civil, engenheiro Vítor Veres, que foram recebidos pelo Governador do Distrito do Funchal, Comandante Camacho Freitas; pelo Comandante Militar da Madeira, o Brigadeiro Humberto Buceta Martins; pelo Presidente da Câmara Municipal de Porto Santo, Professor João Inácio Perestrelo e pelo Bispo do Funchal, David Sousa.
A comitiva visitou as novas instalações da aerogare, assim como as moradias que realojaram as famílias que viviam na zona do aeroporto, de onde seguiu para o Pico do Castelo, a fim de desfrutar de uma vista panorâmica da obra então inaugurada. Ainda no Porto Santo, Carlos Ribeiro inaugurou o Padrão Comemorativo das Descobertas Henriquinas do Arquipélago. Após o seu discurso seguiu-se um desfile da guarda honra, findo o qual seguiu para a ilha da Madeira, numa ligação marítima de 4 horas.
[MG]
Créditos:Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.
 
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
negativo simples, película | gelatina e sais de prata

MFM – AV, inv. PER/8847; PER/8849; PER/8867; PER/8878; PER/8889; PER/8892; PER/8896; PER/8901; PER/8906; PER/8915

aeroportodoportosanto

 

aeroportodoportosanto1

 

aeroportodoporto3

 

aeroportodoportosanto4

 

aeroportodoportosanto5

 

aeroportodoportosanto6

 

aeroportodoportosanto7

 

aeroportops8

 

aeroportops9

 

aeroportops10

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.