LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Vicente Jorge Lopes Gomes da Silva (n. Funchal, 8 de novembro de 1945; f. 8 de setembro de 2020); jornalista, político, cinéfilo, trineto de Vicente Gomes da Silva, fundador da Photographia Vicente.
Era filho de Jorge Bettencourt Gomes da Silva, último fotógrafo da Casa Vicente, e de Carmelita Maria Lopes Gomes da Silva.
Apesar da sua grande paixão pelo cinema, fez carreira no jornalismo, onde ingressou muito jovem. Aos catorze anos, já assinava “foco” uma página de crítica cinematográfica do “Jornal da Madeira”, que cessou de forma abrupta por intervenção da PIDE, e que resultou num périplo pela França e Inglaterra. Continuou, entretanto, a escrever crónicas sobre este tema no “Diário de Notícias”, “Jornal da Madeira”, “Comércio do Funchal”. Colaborou também no “Eco do Funchal”, no suplemento Pedra, “Re-nhau-nhau”, “Presente” e “Diário da Madeira”. Também foi colunista no “Diário Económico”, “Diário de Notícias” (Lisboa) e no semanário “Sol”.
Em dezembro de 1966, retorna à Madeira, e assume a direção do “Comércio do Funchal”, projeto que define o seu percurso de jornalista. Em 1974, ingressa no então recém-criado “Expresso”, onde foi chefe de redação e diretor-adjunto. Foi cofundador e primeiro diretor do jornal “Público”, que teve a sua primeira tiragem em 1990, de onde sai para uma curta experiência na atividade político-partidária, tendo sido deputado à Assembleia da República pelo PS, na IX Legislatura.
Como autor escreveu um livro de poesia intitulado “Equinócio” e publicou em 1976, o livro “O 25 de Abril Visto da História: do 25 de Abril às Presidenciais”.

A sua paixão pelo cinema não esmoreceu com o tempo e realizou dois filmes amadores de curta metragem, “Miragem” e “O limite das Horas” (1961), este último projetado pela primeira vez nos estúdios da Photographia Vicente a 23 de julho de 1963. Foi autor ainda de “O Discurso do Poder” (1976); “Vicente Fotógrafo” (1978); “Bicicleta – Ou o Tempo Que a Terra Esqueceu” (1979); “A Ilha de Colombo (1997)” e “Porto Santo” (1997), que foi exibido no Festival Internacional de Genebra.

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

vicente1

vicente2

vicente3

vicente4

 

vicente5

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.