LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Assinala-se o Dia da Implantação da República com um retrato de um grupo de republicanos onde figura Manuel de Arriaga, por altura da sua segunda passagem pela Madeira. 
Manuel José de Arriaga Brum da Silveira e Peyrelongue (1840-1917), político, advogado, professor e escritor açoriano, que foi o primeiro presidente eleito da República Portuguesa (1911), esteve na Madeira em 3 ocasiões. A primeira vez ocorreu a 08/09/1883, na sequência da sua eleição como deputado à Assembleia Constituinte pela Madeira em 1882. Retornou em 1884, a convite do Dr. Consiglieri Pedroso (1851-1910), jornalista, político, etnógrafo, ensaísta, escritor e professor no Curso Superior de Letras, cofundador do Centro Republicano Democrático Português. E por fim, voltou à Madeira no ano seguinte, para defender vários manifestantes madeirenses acusados de crimes eleitorais no Tribunal da Vila da Ponta do Sol, na sequência dos eventos de 29 de junho de 1884. Nesse dia, durante as eleições para deputados das Cortes, perante a suspeita de fraudes eleitorais em favor dos grupos monárquicos, ocorreram vários desacatos na assembleia eleitoral da freguesia da Ribeira Brava, que resultaram na morte de sete pessoas. Manuel de Arriaga foi um dos advogados de defesa dos manifestantes, sendo que o julgamento resultou em 22 absolvições e 6 condenações.
Na imagem que ilustra este texto, observam-se vários simpatizantes da causa republicana em pleno convívio, ordenados da esquerda para a direita:
sentados: Francisco Gomes, administrador do Diário de Notícias do Funchal; Francisco da Costa (1832-1906), industrial e comerciante (negócios de atacado, fabrico de sabão, exportação de vinhos e seguros); Dr. Consiglieri Pedroso; Dr. Manuel Arriaga; Pedro Luís Rodrigues, agente de navegação.
de pé: Francisco Rodrigues (proprietário da Confeitaria Felisberta); Silvestre Quintino de Freitas, comerciante; Guilherme de Albuquerque Carvalhal França (f.1898), armador de navios e cônsul do Uruguai; M. Silva Passos (agente de navegação).

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

diadaimplatacaodarepublica

FUNDO PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS | 1884-08.
16 X 20,6 cm | prova em Gelatina e sais de prata
MFM-AV, Inv. PER/2272

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.