Há 69 anos, a 15 de dezembro, Gilberto de Mello Freyre (Pernambuco,1900 - 1987) passou pela Madeira a bordo do navio "Pátria", que seguia rumo à África Oriental e Ocidental. Professor, jornalista, político, sociólogo, historiador e ensaísta brasileiro, era considerado um dos maiores intelectuais e intérpretes da formação histórico-social brasileira. Autor de "Casa Grande & Senzala" (1933), que é considerada uma das obras mais representativa sobre a formação da sociedade brasileira, recebeu os prémios Anisfield-Wolf, EUA, (1957); Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (1962); La Madonnina, Itália, (1969). Foi também agraciado com o título de Sir, Cavaleiro Comandante do Império Britânico, Reino Unido, (1971) e com a Grã-cruz de D. Alfonso, El Sábio, Espanha, (1983).
Freyre veio a convite do governador civil do Distrito do Funchal, comandante João Inocêncio Camacho de Freitas. Na chegada ao Funchal, foi cumprimentado pelo Dr. Quirino Spencer Salomão, secretário do Governo Civil, pelo Dr. Agostinho Cardoso, presidente da Comissão Distrital da União Nacional, pelo Dr. Álvaro do Nascimento Figueira, da Delegação do Turismo da Madeira, e ainda pelos Drs. José dos Reis Perdigão e Manuel Maria Fernandes Alcazar, respetivamente cônsul e vice-cônsul do Brasil.
A Delegação de Turismo da Madeira ofereceu um passeio automóvel pelos arredores do Funchal, com paragens no palácio de São Lourenço, consulado do Brasil, Convento de Santa Clara, Mercado dos Lavradores e Miradouro do pico dos Barcelos, e, ao fim do dia, um jantar no Reid's Hotel. Partiu no mesmo dia ao final da noite.
Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.
PHOTOGRAPHIA VICENTE | 1951-12-15
6,1 x 6,3 cm | Negativo simples, película | Gelatina sal de prata



