LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Assinala-se hoje o 115.º aniversário de nascimento de Gino Romoli (n. Borgo Buggiano, Toscana, 22/2/1906; f. Funchal, 20/12/1982), fotógrafo italiano, cujo trabalho integra a nossa coleção. Deixou o seu país natal durante a ditadura fascista, estabelecendo-se depois na Costa Azul, no sul de França, onde começou a trabalhar como decorador de salões de festas e empregado de hotel.
Vindo de Inglaterra, deslocou-se pela primeira vez à Madeira, por volta de maio de 1930, onde se terá hospedado no Reid´s Carmo Hotel, situado na rua do Carmo, pois tinha sido solicitado para elaborar decorações neste hotel. Desembarcou pela segunda vez no porto do Funchal, vindo de Southampton a bordo do navio inglês “Winchester Castle”, a 22 de novembro de 1932.
Em 1936 instalou-se de vez na Madeira, ganhando destaque como decorador, fotógrafo particular e ‘barman’ no Reid’s Carmo Hotel, e, posteriormente, no Reid’s Palace Hotel, gerido pelo italiano Luigi Gandolfo (que foi diretor desse hotel, entre 1921 e 1939, e cônsul de Itália no Funchal). Chegou a trabalhar temporariamente para o Hotel Savoy, porém, com a crise do turismo durante a II Guerra Mundial, fez com que enveredasse por outras atividades artísticas, tais como, o desenho, a pintura e decoração.
Na década de cinquenta, Gino Romoli dedicou-se ao desenho de tapeçaria e de bordados, empregando-se na firma “Madeira Supérbia” e depois no antigo Grémio dos Industriais de Bordados da Madeira.
O acervo fotográfico de Gino Romoli apresenta variadas temáticas, tais como: vistas da ilha, transporte em carros de bois e em rede, flores e jardins, Reid’s Palace Hotel e a sua zona balnear.
Gino Romoli participou no projeto de remodelação da capela tumular do imperador Carlos da Áustria, na igreja de Nossa Senhora do Monte, acompanhando a orientação das obras, cuja inauguração ocorreu a 10 de janeiro de 1968.
Nos últimos anos da sua vida, colaborou em diversas atividades culturais da Câmara Municipal do Funchal e foi professor de italiano no ISAL.

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier VIcente's

gino1

GINO ROMOLI
Hóspedes em traje de banho na zona balnear do Reid’s Palace Hotel (atual Belmond Reid's Palace), freguesia de São Martinho, concelho do Funchal | 1930-1950
9 x 12 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina sal de prata
MFM-AV, Inv. GRM/83
Em depósito no ABM
 
gino2
 
GINO ROMOLI
Carro de bois com turistas na Estrada Monumental, freguesia de São Martinho, concelho do Funchal| 1950-1960
9 x 12 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina sal de prata
MFM-AV, Inv. GRM/90
Em depósito no ABM
 
gino3
 
GINO ROMOLI
Passeio turístico de rede, em local não identificado| 1930-1950
9 x 12 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina sal de prata
MFM-AV, Inv. GRM/93
Em depósito no ABM
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.