LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s assinala hoje o 133.º aniversário da inauguração oficial do Teatro Municipal Baltazar Dias. A construção efetiva desta casa de espetáculos foi deliberada pela Câmara Municipal do Funchal, a 9 de fevereiro de 1882, e veio responder à pretensão da população em dotar o Funchal de um espaço próprio para acolher as mais diversas manifestações teatrais e artísticas. Embora a abertura solene tenha ocorrido a 11 de março de 1888, as obras já estavam concluídas a 29 de julho de 1887, data em que se promoveram uma série de “jogos de scena” para avaliação da acústica e em que foram revelados os cenários da sala, da autoria de Luigi Manini e Eugénio do Nascimento Cotrim.

Este espaço foi inicialmente designado por “Theatro D. Maria Pia”, em homenagem à rainha consorte de então, mas, na sequência da revolução republicana de 1910, a Câmara Municipal decidiu alterar o nome para “Teatro Dr. Manuel de Arriaga”. A homenagem ao então deputado constituinte pelo círculo da Madeira, não foi bem aceite pelo próprio, de modo que a 12 de janeiro de 1912 a designação passou a “Teatro Funchalense”. Com o falecimento de Manuel Arriaga em 1917, o teatro voltou a ostentar o seu nome. Em 1935, sob a presidência camarária de Fernão de Ornelas, é atribuída a designação atual, “Teatro Municipal Baltazar Dias”, em homenagem ao dramaturgo e poeta madeirense do século XVI.
teatro
 
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Teatro D. Maria Pia (atual Teatro Baltazar Dias) | Entre 1887 e 1902
17,6 x 24 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina sal de prata
MFM-AV, Inv. PER/363
Em depósito no ABM
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.